sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

PROJETO JORNAL VIRTUAL

ORIGEM DO PROJETO: JORNAL VIRTUAL

A idéia do projeto, que visava propor aos alunos a construção de um jornal da escola, surgiu do planejamento entre a coordenadora da sala informatizada e a professora Olga, regente da turma 41. A referida professora estava realizando um estudo com os alunos a respeito das questões ambientais e pretendia que os mesmos elaborassem uma produção escrita sobre suas pesquisas e descobertas. Inspirada em um trabalho realizado em outra escola, a professora trouxe a idéia da construção de um jornal impresso. Este jornal seria o jornal da escola, e neste sentido, teria continuidade em outros anos. Estávamos na fase de retirada dos micros antigos para que, mais tarde fossem instalados os novos, e a sala ainda estava funcionando precariamente, sem condições para trabalhar com turmas. Tínhamos esperança de que a sala tivesse condições de uso, em futuro breve. Os alunos começaram, então, as pesquisas em biblioteca, em casa, e continuaram as pesquisas, até que fosse possível utilizar a S.I.
A professora afastou-se da escola, em junho, para usufruir da licença maternidade, mas quando Silvana, a nova professora assumiu a turma, em agosto, a idéia do projeto foi apresentada à mesma pela coordenadora. Silvana aprovou a idéia e resolveu dar continuidade ao projeto.
Refletiu-se sobre as reais possibilidades da escola (falta de tinta, dificuldade de angariar recursos), pensou-se na possibilidade da construção de um jornal virtual, e também, nas propostas de trabalho que o envolveriam.
O projeto foi retomado no início de setembro, quando já havíamos instalados os micros Linux e tínhamos acesso à internet. A professora discutiu com os alunos novos temas de interesse.



PROPOSTA DE TRABALHO (PLANEJAMENTO)


1) Leitura e discussão do texto relacionado abaixo:

Blog é uma espécie de diário virtual. Nele as pessoas podem escrever sobre o que pensam e sentem, colocar fotos, e outras pessoas podem ver estas informações e fazer comentários, pois elas estão divulgadas na Internet. É só digitar o endereço do blog na Internet, que o blog aparece na tela, e todos que conhecem aquele endereço podem acessá-lo.
A coordenadora da Sala Informatizada, criou o e-mail da turma, uma conta para a turma e este blog. O nome deste blog, atribuído pela coordenadora foi Vamos Criar! Por quê? Justamente por que é um convite a vocês criarem o blog jornal!
Vocês decidirão sobre o objetivo, título e características do blog que irá se tornar o jornal da escola.

Para criar um blog, criar uma conta e um e-mail. Vocês agora já tem a conta e e-mail.
E-mail: turma41_2007@yahoo.com.br
Senha do e-mail: secreta (eu conto para vocês)

Para entrar no Blog é necessário um login (passaporte de entrada) e uma senha.
Login: o login é o endereço de e-mail: turma41_2007@yahoo.com.br
Senha do blog: você irão criar.

2)Agora iremos apresentar alguns endereços de blog, para que vocês compreendam melhor este meio de comunicação e expressão.

http://siantoniopaschoal.blogspot.com
http://projetofolclore.blogspot.com
http://blogspeciall.blogspot.com

Planejamento demais atividades:

-Discutir as possibilidades, semelhanças e diferenças entre os blogs apresentados;

-Discutir o nome do blog: definir se vai ser o jornal da escola, ou só da turma. Se terá somente notícias sobre o ambiente, ou outros tipos de informações.

- Selecionar três ou cinco nomes apresentados;

- Divulgar o nome do blog para as outras turmas, e promover a eleição do nome do jornal.

- Criar o blog com o nome definido, com um grupo de alunos, eleita pela turma;

- Criar a primeira postagens, esclarecendo sobre os objetivos do blog;

-Discutir elementos do blog:

Layout ou modelo
Escolher novo modelo para modificar o layout.
Elementos da página para definir , quem sou eu.
Encaminhar que grupo será responsável pela edição do cabeçalho.

- Divisão da turma em grupos;
- Cada qual irá escolher um tema para pesquisar, dentro da questão ambiental;
- Pesquisa das equipes;
-Organizar as Postagens no blog jornal;

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

No início de setembro, os alunos foram convidados a visitar este blog com o objetivo de apresentar e encaminhar algumas atividades dentro a proposta de trabalho, sobre a construção do blog jornal de nossa escola. Lemos e discutimos o texto, focalizando, num primeiro momento, a definição de blog e para que serve. Os alunos também visitaram outros modelos de blog, para ver as diferentes formatações e temas dos blogs.
Em outro momento de setembro (11) os alunos visitaram o blog jornalantoniopaschoal, para deixar um comentário, sugerindo um nome para o blog, que será o jornal da escola. O nome do usuário, e o e-mail, passaportes para a realização dos comentários, não foram aceitos pelo serviço de blog, na hora da publicação, apesar de seremtestados anteriormente pela coordenadora.
Apesar dos problemas técnicos, prosseguimos com a atividade, abrindo espaço para os grupos apresentarem suas sugestões. Combinou-se com os alunos que dos nomes apresentados, a turma iria eleger três ou cinco nomes, e que estes seriam ainda selecionados pelas demais turmas.
Os nomes elencados foram:

JORNAL VIRTUAL PASCHOAL

JORNAL PASCHOAL VIRTUAL

MINIPASCHOALITO

PASCHOALINO

JORNAL PASCHOAL

BLOG DA ESCOLA PASCHOAL

JORNAL ESCOLAR

JORNAL ANTONIO

JORNAL APARECEU NA WEB

A turma escolheu entre todos estes o nome Galera APA.
No dia 19 de setembro, um grupo de alunos, vieram a S.I para criar o blog jornalcom um nome temporário, até que se fizesse a eleição e obtivesse o resultado definitivo quanto a escolha do nome. Assim realizaram a sua primeira postagem. Os alunos foram escolhidos pela professora em conjunto com a turma para criar o blog e fazer, neste momento, a primeira postagem do jornal. O critério para a escolha se relacionava ao fato de os alunos demonstrarem interesse, compreensão pela proposta, comportamento ético, certas habilidades para realizar as tarefas, como também necessidade de aprender ou desenvolver algumas habilidades.Ananda, João e Mariana foram eleitos a colaborar neste dia. Assim, foram feitas as demais escolhas dos grupos que participariam das atividades subsequentes, de forma crítica e democrática.
Em outro encontro, um outro grupo de alunos (Darlene, João, Junior, Carol, Angela, Antonio, acompanhado pela coordenadora de S.I efetuou a votação acerca do nome do jornal, realizando visitas as turmas do período matutino. Alguns alunos deste grupo tinham dificuldade de expressar-se, parecendo tímidos, e puderam manifestar-se perante a várias turmas, mostrando que podem superar sua timidez. Outros por ter apresentado bom comportamento (souberam ouvir e entender a proposta) foram recompensados por estas atitudes, e tiveram a oportunidade de fazer algo importante pelo grupo, reforçando ainda mais comportamentos positivos, e se saíram muito bem, na atividade de eleição do nome do jornal, abordando os alunos e professores das turmas com simpatia e educação, expressando-se adequadamente ao contexto da enquete.
Desta forma, o nome selecionado pelas turmas matutinas foi Galera APA.
Neste mês e demais meses seguintes, os alunos, em equipes (duplas ou trios) realizaram diversas pesquisas na SI e na Biblioteca sobre temas relacionadas ao Ambiente, conforme seus interesses. Discutiram e construíram textos fundamentados nas pesquisas.
Em alguns momentos da investigação, a turma foi dividida em dois grandes grupos para facilita a sistematização e organização das informações e diretrizes do trabalho. A professora Silvana ficava com um grupo em sala, lendo e avaliando com os alunos os resultados de sua pesquisa, enquanto que a coordenadora ficava com outro grupo, dando prosseguimento as pesquisas e estudos programados para aquele encontro. No outro encontro, realizava-se o revezamento dos alunos, o grupo que havia ficado com a professora, participava das pesquisas na S.I, enquanto que os demais ficavam com a professora Silvana, reorganizando os dados investigados.
No início de Dezembro, a aluna Mariana foi escolhida para registrar os dados sobre o levantamento da enquete sobre a votação dos nomes do blog jornal da escola.
Também, neste mês, a professora e alunos elegeram o texto mais interessante para ser a primeira notícia do jornal da escola, após leitura de todas as produções pelos autores das mesmas. O texto selecionado é intitulado de: Poluição Sonora, e pertence aos integrantes do grupo: Adrieli, Danielly e Eloiza.Os alunos Igor e Guilherme foram escolhidos para redigirem no blog, a produção do grupo citado.
O blog está apenas no início, e terá prosseguimento no ano de 2008 por outros alunos e professores. Se tivéssemos mais tempo, neste ano mesmo, outras produções dos alunos poderiam fazer parte do jornal.
Abra o blog: http://jornalapa.blogspot.com e veja o que os alunos já produziram. Clique no link, que está no lado direito da tela, se preferir.

2 comentários:

Pinguim Narniano disse...

No Mavenflip é possível criar um jornal virtual, mantendo o mesmo layout original da versão impressa e com page sense. dê uma olhada
http://www.mavenflip.com.br

cris disse...

Adorei a atitude dessa turma, estou a algum tempo tentando criar um jornal virtual na escola onde leciono. Espero conseguir, mas deparo com alguns obstáculos na área de informática, rs rs rs. Parabéns.